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09/12/2023 às 08h41min - Atualizada em 09/12/2023 às 08h41min

Compras de final de ano: logística digital pode acelerar entregas

Problemas com entregas - prazo, condições da mercadoria - estão entre os maiores motivos de reclamação dos clientes. Investir na digitalização de processos operacionais logísticos é minimizar riscos, observa especialista

Engenharia de Comunicação
Denny Divulgação

As festividades de final de ano se aproximam, e com elas o período de compras. Contudo, para evitar que as expectativas em torno dessa época se transformem em frustração tanto para empresas quanto para consumidores, é essencial dar atenção a um ponto fundamental: a logística. Desde a produção até a entrega das lojas ao público final, cada etapa desempenha um papel crucial para garantir atendimento safisfatório à demanda sazonal. 

Segundo estimativa da empresa Synapcom 30% dos pedidos de encomendas despachadas pelo serviço postal do governo federal estão com algum atraso. Ou seja, a cada mil produtos, 300 chegam depois do tempo prometido ao consumidor. 

"No Reclame Aqui, um dos principais meios que os clientes têm para registrar queixas contra prestadores de serviço, o atraso na entrega liderou a lista de reclamações. Ou seja, não adianta apenas atrair clientes pelo preço ofertado e outras condições de pagamento se, o fundamental, é o cliente ter seu objeto de desejo em mãos, e isso não se concretizar por ineficiência logística”, afirma Denny Mews, fundador e CEO da CargOn, operador logístico digital de integração e automação de processos operacionais. 

Principais problemas registrados pelos consumidores segundo o site Reclame Aqui;

  1. Atraso na entrega: 20,88% das reclamações
  2. Propaganda enganosa: 16,59%
  3. Estorno do valor pago: 8,82%
  4. Produto errado: 6,15%
  5. Problemas na finalização da compra: 5,99%

Se certificar que o produto enviado seja de fato aquele adquirido pelo cliente; assegurar que a mercadoria chegue preservada e dentro dos prazos combinados são providências básicas para que se evitem dissabores para todas as partes. Assim se torna indispensável lançar mão de soluções tecnológicas que garantam uma logística eficiente.

O executivo da CargOn, que trabalha há 20 anos na área, chama o processo de “logística assertiva”. Ele ressalta que “é essencial um bom trabalho para garantir o sucesso de uma marca, evitando danos à sua reputação decorrentes de entregas mal feitas“. 

Por isso, no rol de preocupações e providências que comerciantes (em especial do e-commerce) têm de observar nestes meses que atecedem as compras de fim de ano deve estar a busca por soluções em logística que apostem em recursos tecnológicos. “Preenchimento manual de planilhas e sistemas toma tempo precioso e aumenta consideravelmente as chances de erros. Digitalizar a logística não é luxo; é buscar eficiência”, afirma o especialista.

AS FUNCIONALIDADES

Transporte de cargas monitoradas, em tempo real via aplicativo, telemetria ou satelital
gestão automatizada do processo de carga e descarga, incluindo documentos e fluxos operacionais;
análise da logística para identificar riscos e potencialidades 
Mews observa que as vendas de final de ano deste ano deve ser mais aquecida que a de 2022. A conjuntura econômica está mais favorável e, além disso, este ano é livre de eventos importantes como eleições e Copa do Mundo. “Portanto, será um momento de grande demanda por carga, o planejamento e a organização serão fundamentais para uma logística eficiente, e a tecnologia desempenha um papel decisivo nesse processo.”.

Para o fundador e CEO da CargOn, “A logística é uma das maiores dores dos varejistas e do e-comercce. O caminho, então, é buscar uma logística assertiva, para garantir que os produtos sejam entregues dentro do prazo prometido aos clientes, evitando atraso e problemas com a satisfação dos consumidores”, afirma 

A melhoria contínua da gestão logística é sinônimo de redução de despesas, aumento da lucratividade e, consequentemente, da satisfação dos clientes. Especialmente nos setores atacadistas e de distribuição, a otimização desses fluxos é a oportunidade para aprimorar a performance e desenvolver um diferencial competitivo muito relevante no mercado atual.

Confira as ações onde a tecnologia vai ser fundamental para realizar uma gestão logística eficiente;

- Automatize um dashboard; para criar um mapa visual experimente criar um dashboard com todas as informações do cliente, valor da compra, prazo de entrega e distâncias percorridas. Um dashboard reúne em um único lugar, de maneira fácil, visual e intuitiva, todas informações críticas necessárias para gerenciar uma entrega. Visualizar os pedidos dessa forma facilita criar esquemas de distribuição para clientes ou produtos mais rentáveis. Com o dashboard detalhado é possível planejar rotas com os melhores meios de transporte.

- Explore os recursos tecnológicos; a utilização da tecnologia em prol da gestão logística pode operar milagres.

Algumas ferramentas são mais do que fundamentais para garantir a veracidade das informações, automatizar tarefas e possibilitar uma gestão eficaz da distribuição. Entre as principais, destacamos algumas:

Roteirizador: auxilia no planejamento do transporte e da distribuição de mercadorias, através do cálculo de quilometragem, seja para contabilizar custos de frete ou auditar fretes terceirizados. Por isso dá suporte para definição de rotas, indicação de veículos conforme o tamanho das entregas e a rota percorrida e determina o tamanho da frota necessária para entrega.

WMS: o Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém é um verdadeiro banco de dados logísticos. Otimiza o tempo dos envolvidos no recebimento e na conferência, automatizando todo o processo e atualizando o sistema em tempo real. Sem dúvida uma peça essencial para a movimentação logística, gerenciando estoques, equipamentos e pessoas.

TMS: o Transportation Management System é bastante funcional para transportadoras e fornece um levantamento completo dos custos de logística. Uma  vez que auxilia a controlar informações relacionadas a fretes, entregas, eficiência de veículos e motoristas, rastreamento de produtos, roteiros de viagens até a emissão de documentos fiscais das cargas, como a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Por meio da tecnologia, é possível automatizar processos e, com isso, reduzir o índice de erros, diminuir custos, agilizar a realização de atividades e alocar recursos humanos em funções mais estratégicas ao invés de operacionais.

Os softwares permitem melhor gerenciamento das informações sobre clientes e a integração com e-commerces, facilitando a comunicação da logística com os setores de marketing e vendas.

A adoção e integração de um sistema de gestão empresarial pode tornar os processos de logística mais dinâmicos. Especialmente para o setor atacadista, distribuidor, softwares de gestão também podem ser integrados com áreas como compras, expedição, estoque, faturamento, comissões e vendas.

Roteirize as cargas: entrega no prazo e em perfeito estado é o que o cliente espera, entregas pontuais e rápidas significam rotas bem definidas e sem sombra de dúvida são o diferencial para qualquer empresa. Planejar rotas reduzem tempo, distância percorrida e os custos operacionais logísticos. 

Embora seja possível fazer esse roteiro manualmente, um sistema que automatiza esse trabalho acaba com o desperdício de tempo (e recursos) da equipe, que normalmente passa horas, mês a mês, para encaixar e otimizar cada entrega nesta rota.

Monitore o desempenho da área: uma empresa que não avalia seu desempenho, não enxerga oportunidades de melhoria e de crescimento frente à concorrência. Levantar e acompanhar indicadores de desempenho é questão de sobrevivência no mercado externo e fornece uma visão integral e real do cenário interno.

Para aprimorar o nível de serviço com a tecnologia; a logística de distribuição ocupa uma posição estratégica no mercado, com forte influência na economia. Por isso, merece ser monitorada, avaliada e aprimorada continuamente.

Seja verde: busque empresas mais limpas, monitore o impacto de gases nocivo;

Data driven: seja uma empresa data driven, ou seja, analise o histórico e prediga o futuro, dessa forma os impactos podem ser minimizados.


MAIS INFORMAÇÕES

• Sobre a CargOn: <https://cargon.com.br/>.

 


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