Sua Página
09/12/2023 às 19h39min - Atualizada em 09/12/2023 às 19h39min

Traço Forte Concretos adota sistema de produção de concreto que retira CO2 do meio ambiente

A companhia é uma das pioneiras no país a utilizar o CarbonCure, desenvolvido no Canadá e distribuído no Brasil através da Camargo Química. O sistema injeta no concreto fresco o dióxido de carbono retirado do ar, convertendo-o em carbonato de sódio, que torna o material mais resistente

Sabrina Hoffmann - Trevo Comunica
Traço Forte Concretos adota sistema de produção de concreto que retira CO2 do meio ambiente Divulgação

Com mais de 12 anos atuando no mercado, com centrais dosadoras de concreto nos municípios de São Ludgero, Imbituba e Içara, em Santa Catarina, a Traço Forte Concretos e Argamassas é uma das marcas mais reconhecidas na região do Sul catarinense. A companhia investe em inovação e é uma das pioneiras do país a adotar o sistema CarbonCure na fabricação de concreto.

Desenvolvido no Canadá e distribuído no Brasil através da Camargo Química, que é referência em soluções sustentáveis para a construção, o sistema retira CO2 do meio ambiente, criando um concreto sustentável e de alta durabilidade. Fábio Camargo, CEO da Camargo Química, destaca que a inovação está alinhada com a agenda ESG, cada vez mais presente no mercado, e reforça o compromisso da indústria brasileira com a inovação. “Além do pioneirismo, a Traço Forte também se coloca como uma companhia responsável e preocupada com o meio ambiente e a sociedade, mostrando que é possível criar e
implementar soluções sustentáveis que contribuem para a qualidade dos produtos e o crescimento da empresa”, diz.

Através do software integrado ao maquinário, o CarbonCure retira o dióxido de carbono do ar, que é injetado na mistura fresca do concreto. Através de uma reação química, o CO2 é transformado em carbonato de cálcio, um mineral de alta resistência que eleva o grau de qualidade do concreto. “Ao adotar a tecnologia do CarbonCure estamos mostrando que é possível contribuir com o meio ambiente, melhorando ainda mais a qualidade do produto final. Com a parceria, além de produzirmos um produto com maior resistência e maior durabilidade, teremos uma redução significativa em relação a emissão de CO2, nosso maior foco com a implantação do sistema.”, afirma Cristian Vitoreti Fernandes, engenheiro responsável da Traço Forte Concretos.

A Camargo Química disponibiliza para as concreteiras todo o sistema e apoia na implementação – o software pode ser integrado, por exemplo, a qualquer sistema de dosagem de concreto automatizado, utilizado pelas empresas. Dados da CarbonCure indicam que, a cada metro cúbico de concreto produzido com a tecnologia, é possível retirar da atmosfera, em média, 17 kg de emissões de CO2.

 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://thesouth.com.br/.