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18/12/2023 às 19h05min - Atualizada em 18/12/2023 às 19h05min

Tomada de decisões empresariais em 2024 não será mais possível sem monitoramento de dados

Projeções apontam que produção de informações alcançará um aumento de 175 vezes até 2025

Lucas Palma - Sherlock Communications
Willian Pimentel, Head de Canais e Alianças para as Américas da Freshworks Freshworks

São Paulo, Brasil. 18 de dezembro de 2023. Cada produto ou serviço é desenhado para atender a pontos problemáticos ou desafios específicos do cliente. No entanto, por que apenas alguns deles são um sucesso instantâneo, e o restante passa despercebido? Tanto pequenas empresas quanto grandes companhias só poderão se destacar quando identificarem e solucionarem as necessidades certas dos clientes. 

Os pontos problemáticos do cliente são os problemas enfrentados pelo consumidor ao longo da sua jornada de compra, e podem impactar de forma direta o seu negócio. Eles podem ser financeiros, relacionados ao processo ou à produtividade do suporte. Mas para te ajudar a identificá-los independentemente da sua indústria, listo abaixo quatro maneiras de reconhecer esses pontos problemáticos.

 

1) Faça as perguntas certas 

Sua prioridade é resolver os principais problemas recebidos por meio do feedback do cliente. Se você já está enviando pesquisas para seus clientes e esperando por esses cobiçados insights, provavelmente é por conta da forma como você pergunta sobre os problemas deles. Suas pesquisas precisam ser elaboradas de modo a incluir perguntas que os clientes possam aprofundar suas expectativas e necessidades. 

Algumas perguntas que você poderia fazer a eles são: qual problema você estava tentando resolver quando conheceu nosso produto ou serviço? Ou como podemos melhorar o nosso produto para atender melhor às suas necessidades? Somente se você fizer as perguntas certas, obterá as respostas e os insights que está procurando. 

 

2) Incentive sua equipe de vendas a começar a falar 

Você pode recorrer a ferramentas de marketing digital para obter insights dos clientes, mas chegou a hora de você incentivar sua equipe de vendas a começar a falar. Investigue sobre pontos problemáticos dos clientes em potencial e utilize esses insights para convertê-los em clientes atuais. 

O primeiro passo é conseguir que seus representantes de vendas anotem suas observações depois de cada discurso de venda que não resultou em um negócio. Mapear os insights de seu vendedor com o feedback das pesquisas com os clientes pode ajudá-lo a decidir sobre a direção que seu produto precisa seguir.

 

3) Dê uma olhada nas avaliações online 

As avaliações são uma ótima maneira de procurar pontos problemáticos dos clientes. Monitore o que seus clientes escrevem sobre seu produto nas redes sociais. Dê mais um passo à frente navegando pelas avaliações de clientes nos principais sites de avaliação, eles são um rico repositório de queixas sendo uma ótima plataforma para as marcas entenderem e resolverem os problemas dos clientes.

 

4) Fique de olho na sua concorrência

Avalie o site, os preços, as perguntas frequentes e as landing pages dos seus concorrentes. Anote quais são os pontos problemáticos para os quais eles forneceram uma solução. Você pode ter deixado passar os mesmos. Veja como pode incorporá-los em seu site ou como parte da mensagem de sua marca.

Faça uma pesquisa no Google dos anúncios deles e dê uma olhada mais de perto no texto de marketing. Esses anúncios são os mais direcionados para os pontos problemáticos do cliente. Verifique se o texto de seu anúncio precisa ser editado. 

Por fim, faça uma lista das integrações ativadas pela marca de seu concorrente. Como eles estão tornando a experiência do cliente mais fluida? Integre softwares e ferramentas que facilitem a jornada de compra de seus clientes. 

 

Sobre a Freshworks

A Freshworks Inc. (NASDAQ: FRSH) cria software empresarial que qualquer pessoa pode usar. Desenvolvidos especificamente para equipes de TI, suporte ao cliente e vendas e marketing, nossos produtos impulsionados por IA são projetados para permitir que todos trabalhem com mais eficiência e agregar mais valor para impacto imediato nos negócios. Com sede em San Mateo, Califórnia, a Freshworks opera em todo o mundo para atender mais de 65.000 clientes, incluindo American Express, Blue Nile, Bridgestone, Databricks, Fila, Klarna e OfficeMax. Para obter as notícias mais recentes da empresa, visite www.freshworks.com e siga-nos no FacebookLinkedIn e Twitter.


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