Sua Página
26/12/2023 às 11h17min - Atualizada em 26/12/2023 às 11h17min

Como transformar dados em decisões precisas com o auxílio da inteligência artificial?

Bruno Rezende, CEO da 4intelligence
Bruno Rezende CEO da 4intelligence

*Por Bruno Rezende, CEO da 4intelligence – [email protected]    

Uma pesquisa recente encomendada pela IBM, com dados de 2022, revelou que 41% das empresas no Brasil implementaram a IA em suas rotinas de trabalho. Quando falamos de planejamento estratégico, que é o momento de definição de metas e objetivos em longo prazo, essa tecnologia está revolucionando todo o processo. A inteligência artificial oferece às instituições a capacidade de analisar grandes volumes de dados em tempo real, identificando tendências, padrões e oportunidades impossíveis de serem percebidas pelos métodos tradicionais.  

Transformando dados em resultados   

A IA auxilia negócios de diferentes setores, pois é uma área da ciência da computação especializada no desenvolvimento de algoritmos capazes de simular a inteligência humana. Trata-se de um sistema projetado para aprender, raciocinar, reconhecer padrões e ajudar na tomada de decisões, tudo baseado em dados. Muitas são as vantagens do uso dessa tecnologia para grandes corporações, como otimização de processos, redução de custos, aumento da eficiência e, consequentemente, dos lucros.   

Há diversos tipos de inteligência artificial, por isso é fundamental escolher a mais adequada para elaborar um planejamento estratégico. O motor de modelagem, por exemplo, roda e testa milhares de combinações e diversos tipos de modelos para encontrar as melhores projeções. Todo processo é realizado em uma infraestrutura completa e escalável.  

O AI Selection, por exemplo, atua garantindo a explicabilidade dos indicadores com maior significância na projeção. Assim, qualquer empresa consegue visualizar o modelo com maior acuracidade do projeto, acessar facilmente previsões e entender o impacto das variáveis no comportamento da projeção para cada ponto de dados.   

A complexidade das decisões estratégicas modernas demanda uma abordagem embasada em informações e orientada por insights precisos. É nesse contexto que a inteligência artificial entra em cena, desempenhando um papel crucial ao capacitar empresas para transformar dados em ações. A capacidade de antecipar tendências, personalizar experiências e identificar riscos e oportunidades é um trunfo inestimável, garantindo às organizações o melhor repertório para enfrentar os desafios do futuro com confiança e sucesso. 

Sobre a 4intelligence  

A 4intelligence é especialista em ciência da decisão. Desenvolve soluções para dar suporte a tomadas de decisões baseadas em análise de dados, por meio de modelagem econométrica e inteligência artificial. A tecnologia possibilita a estruturação e customização de processos decisórios em larga escala, visando que respostas acuradas sejam entregues sempre que houver mudanças no cenário econômico, num fluxo constante. Além disso, a empresa já recebeu mais de 120 prêmios pela acurácia de projeções, dentre os quais se destacam os do Banco Central, do Ministério da Fazenda, da Agência Estado e da Consensus Economics.  


Link
Tags »
IA
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://thesouth.com.br/.