Sua Página
22/01/2024 às 16h06min - Atualizada em 23/01/2024 às 09h19min

Gestão do Futuro: 5 tendências para empresas em 2024

E-book desenvolvido pela Sankhya traz pesquisas e insights que otimizam tempo e recursos, além de aumentar a eficácia das estratégias para os negócios

Assessoria
Freepik

Com a aceleração das transformações nos negócios, é importante que as empresas estejam atentas às tendências que irão moldar o ambiente empresarial em 2024. De acordo com Luiz Azarias, Gestor de Inteligência de Mercado da Sankhya, é importante reavaliar estratégias, repensar metas, objetivos e construir novos planos reais com base em uma visão inovadora para um novo cenário, cada vez mais competitivo.

A partir disso, trouxemos aqui as cinco áreas-chave que estão destinadas a impactar as estratégias e operações corporativas. Confira!


1. Inteligência Artificial

A pesquisa "Accenture Life Trends 2024" aponta uma mudança significativa na relação das pessoas com a Inteligência Artificial (IA), 77% delas dizem compreender a Inteligência Artificial (AI). “Estamos testemunhando uma era em que essa tecnologia se torna essencial para a eficiência operacional”. Segundo Luiz, "a IA não é mais apenas uma otimização de processos; ela transforma a própria experiência do usuário"

2. Automação

O estudo "Top Global Consumer Trends 2024", do Euromonitor, destaca a mudança no perfil do consumidor, onde mais de 60% deles optam por produtos e serviços que têm impactos positivos no meio ambiente. Nesse contexto, a automação não apenas revoluciona tarefas diárias, mas também permite uma abordagem sustentável, reduzindo desperdícios e otimizando recursos. A eficiência agora está alinhada também à responsabilidade ambiental.

3. ESG

O consumidor contemporâneo não tolera mais estratégias de "GreenWashing" - conceito de estratégia em que empresas criam uma falsa imagem de responsabilidade, muitas vezes usando marketing enganoso. Segundo o Euromonitor, 52% compram apenas de empresas confiáveis.  Luiz destaca que "as práticas ESG não são apenas uma tendência, são uma necessidade para a sobrevivência e crescimento sustentável dos negócios".

4. Cibersegurança e Governança de Dados

A pesquisa da PwC reflete a crescente preocupação com a cibersegurança, sendo a segurança na nuvem uma prioridade para 47% dos entrevistados. "A segurança cibernética não é mais uma escolha, é uma obrigação. Organizações precisam implementar planos de gestão de riscos robustos para enfrentar desafios de fornecedores de serviços em nuvem", alerta Luiz.

5. Colaboração entre pessoas e máquinas

A pesquisa da Accenture destaca a abertura de 42% dos entrevistados para recomendações de produtos via IA. Luiz enfatiza: "a colaboração eficaz entre pessoas e máquinas é o futuro do trabalho. Encontrar o equilíbrio certo, onde a tecnologia aprimora as habilidades humanas que, por sua vez, treinam as máquinas para que ofereçam mais e melhores soluções resultantes de maior eficiência e inovação".

O cenário empresarial evolui constantemente. As empresas que incorporam proativamente essas tendências estão mais bem preparadas para prosperar em 2024. 

Para uma análise mais aprofundada, confira o material completo, acessando o eBook da Sankhya sobre as Tendências para 2024.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://thesouth.com.br/.