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12/02/2024 às 18h17min - Atualizada em 12/02/2024 às 18h17min

Relacionamentos duradouros: o caminho para conquistar a paixão dos clientes

Consultor empresarial e estrategista de negócios, Roberto Vilela, destaca que, apesar de envolver muitos fatores, o processo de fidelização possui algumas características gerais, aplicáveis em todas situações

Francieli Corrêa - Trevo Comunica
Roberto Vilela é consultor empresarial e estrategista de negócios Daniel Zimmermann

A construção de um relacionamento sólido e duradouro com os clientes é um processo que envolve tempo, esforço contínuo e, acima de tudo, a compreensão dos elementos que levam à paixão pela marca. De acordo com o consultor empresarial e estrategista de negócios, Roberto Vilela, valores, confiança e humanização são as características fundamentais para essa conquista.

Vilela destaca que a identificação e alinhamento de valores pessoais são o início desse relacionamento. “Cada indivíduo possui valores que considera cruciais, e quando esses são percebidos em uma empresa ou marca, cria-se automaticamente uma conexão. Sendo assim, estabelecer valores compartilhados é o primeiro passo nesse processo; o segundo é a clareza na comunicação deles. Quanto mais transparente e objetivo, maior a chance de criar uma sintonia profunda entre cliente e empresa”, explica o consultor. 

Ainda segundo o especialista, a fidelização do cliente se torna uma tendência natural quando ele percebe que a empresa se preocupa com aspectos que valoriza.

A superação das expectativas do cliente é outro fator-chave, pois leva à credibilidade. Isso porque quando a empresa entrega o que promete, surge uma base sólida de confiança. A qualidade do produto ou serviço, juntamente com um atendimento de excelência, contribui para que o cliente perceba que a empresa se preocupa com o que é importante para ele. Isso, por sua vez, fortalece a fidelidade.

E, presente em cada etapa, a humanização torna-se um diferencial crescente em um mundo cada vez mais tecnológico. Isso envolve desde um atendimento próximo e personalizado, evitando total automação, até a sensibilidade para compreender as necessidades e preferências do cliente. A transparência nos processos, preços e políticas, juntamente com a honestidade ao lidar com problemas, também são aspectos que contribuem para a humanização da marca. 

“Em um mercado com inúmeras opções, a paixão do cliente pela empresa/marca é essencial. Criar um vínculo estreito é a garantia contra a constante necessidade de atrair novos clientes. O cliente apaixonado é mais propenso a permanecer fiel, mesmo diante de fatores como preço. Quando o valor oferecido pela empresa é percebido, a paixão se traduz em lealdade, reduzindo a rotatividade e fortalecendo a presença a longo prazo no mercado”, enfatiza o consultor. 

Ainda segundo Vilela, a paixão do cliente pela marca não apenas garante a fidelidade, mas também cria um vínculo que transcende a mera relação comercial, transformando clientes em verdadeiros defensores e divulgadores do que consomem.

 
 

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