Sua Página
01/03/2024 às 20h08min - Atualizada em 01/03/2024 às 20h08min

Rio de Janeiro completa 459 anos nesta sexta-feira (1)

Segunda maior metrópole do Brasil, foi fundada em 1565. Cidade também foi a segunda capital do país

Brasil 61
Corcovado e o Pão de Açúcar - Cidade do Rio de Janeiro. Foto: Alexandre Macieira/Riotur

Nesta sexta-feira (1º) a capital Rio de Janeiro completa 459 anos de história. Conhecida como uma das mais belas do mundo, pelas suas incríveis paisagens naturais, a história da cidade começou em 1565  quando Estácio de Sá - militar português - fundou oficialmente a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, com o intuito afastar tentativas de invasões no território por franceses e espanhóis. 

Por ser uma cidade portuária, passou a ter importância econômica e tornou-se capital do Brasil em 1763. Somente em 1960 o Rio de Janeiro deixa de ser capital do Brasil.

Rio de Janeiro é a segunda maior metrópole do país e continua sendo um importante centro econômico do país. Segundo dados do IBGE, o PIB da cidade é de cerca de R$ 359,6 bilhões de reais, sendo que 63,3% do valor adicionado advém dos serviços. Na sequência aparecem as participações da administração pública (20,3%), da indústria (16,3%).

A cidade maravilhosa oferece inúmeras atrações turísticas, como o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Praias como Ipanema e Copacabana, Bairro boêmio da Lapa, Jardim Botânico, Estádio Maracanã, Centros históricos como o Museu da República e o Museu Nacional, Museu do Amanhã. No centro da cidade, o Theatro Municipal, a Academia Brasileira de Letras e o Real Gabinete da Língua Portuguesa. 

O aniversário do Rio de Janeiro será celebrado com programação artística gratuita por toda a cidade. Os eventos fazem parte da Maratona Cultura Carioca, que até o fim do mês de março ocupa diferentes pontos culturais da cidade. Algumas das atrações no final de semana incluem roda de samba no Museu Histórico da Cidade, exposições, entre outras atrações. 

A programação completa da Maratona pode ser vista nas redes sociais da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro.

Fonte: Brasil 61


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://thesouth.com.br/.