Sua Página
07/03/2024 às 09h08min - Atualizada em 08/03/2024 às 12h56min

Conheça os benefícios das Olimpíadas Científicas para os estudantes

Inscrições para OBMEP e Concurso Canguru de Matemática estão abertas; competições podem abrir portas para universidades renomadas e fomentar o ensino dos alunos

Lara Silvestrini Ribeiro da Costa
Imagem: Divulgação
São Paulo, março de 2023 – Oportunidades educacionais, como as olimpíadas científicas, têm se tornado cada vez mais relevantes para alunos do ensino médio. Os benefícios vão desde ingressar em universidades públicas, como a USP, UNICAMP e Unesp, até ampliar o leque de possibilidades de carreiras a seguir. Dessa forma, para Ademar Celedônio, Diretor de Ensino e Inovação do SAS Educação, é missão das escolas incentivar, cada vez mais, a participação de seus estudantes nas competições, buscando construir uma nova geração de jovens cientistas no país.

Essas competições oferecem aos jovens a oportunidade de demonstrar suas habilidades acadêmicas em diversas disciplinas e serem aprovados em instituições de ensino superior, sem a necessidade do vestibular. Este é o caso da modalidade “vagas olimpícas”, oferecida pela UNICAMP, aos estudantes medalhistas na OBMEP  (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). As inscrições para a próxima competição estão abertas até 15/03 https://www.obmep.org.br/

“Algumas universidades já reconhecem a cultura de estudos e a seriedade das olimpíadas científicas e, por isso, disponibilizam vagas em vários dos cursos de graduação para os alunos que ganham medalhas em diversas competições, desde Matemática até Astronomia. Com isso, democratizam o acesso ao ensino superior, estimulando a formação acadêmica em alunos de todo o país. Ademais, o perfil de estudantes olímpicos chama a atenção das universidades, uma vez que eles são percebidos como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem e costumam ser pessoas que buscam desafios.” comenta Celedônio.

As inscrições para o Concurso Canguru de Matemática, para todos os estudantes do 3º ano do Fundamental I até a 3ª série do Ensino Médio que desejam se dedicar e desafiar seus conhecimentos Matemáticos também estão abertas https://concurso.cangurudematematicabrasil.com.br/. As olimpíadas científicas fazem com que os alunos se desafiem para alcançarem o desempenho máximo em suas categorias, e dessa forma, tenham resiliência e preparo para enfrentar desafios ainda maiores. O Diretor também traz a importância da participação de meninas nas olimpíadas científicas: “incentivar que meninas e mulheres participem é colaborar na igualdade de gênero na educação e garantir que elas estejam mais presentes nas carreiras STEAM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) no futuro”.

Em Sergipe, uma do primeiro ano do Ensino Médio, e outra do nono do Ensino Fundamental, foram medalhistas de bronze e prata, respectivamente, na 1° Olimpíada Nacional Feminina de Química. Estudantes do colégio Alternativo, que utiliza o SAS Educação, são exemplos positivos do papel incentivador do colégio para promover cada vez mais jovens cientistas. “Um dos principais benefícios da participação em olimpíadas é o desenvolvimento de habilidades específicas, como a resolução de problemas complexos, a aplicação de conceitos e técnicas avançadas e a capacidade de trabalhar em equipe. Essas habilidades são valiosas não apenas para a carreira acadêmica dos alunos, mas também para a vida profissional e pessoal,” finaliza Celedônio.

Para o preparo desses e de outros alunos, os materiais didáticos do SAS Educação foram fundamentais, pois eles disponibilizam tecnologias educacionais e avaliações que geram relatórios diagnósticos e dados, que possibilitam que os professores possam direcionar e personalizar o seu plano de ensino. Os educadores conseguem, assim, concentrar os materiais para as necessidades específicas de cada aluno, colaborando com a sua preparação para as olimpíadas, sejam elas nacionais ou internacionais.

Sobre o SAS Plataforma de Educação
O SAS Educação é uma plataforma de educação que há 20 anos oferece soluções educacionais de forma completa e integrada, para diversas escolas parceiras em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços conta com materiais didáticos atualizados anualmente, tecnologia educacional propositiva e engajadora, avaliações digitais e presenciais que geram relatórios diagnósticos para direcionar a aprendizagem, formação de equipe e acompanhamento personalizado com consultores pedagógicos. Ao longo do tempo, as escolas parceiras do SAS vêm formando alunos por todo o Brasil, além de acumular excelentes resultados nos principais exames do país. Um exemplo é que o SAS é anos líder em aprovações no SiSU.
Site: https://saseducacao.com.br/
Facebook: facebook.com/SASEducacao/
Instagram: instagram.com/saseducacao/
Linkedin: linkedin.com/company/saseducacao 

Contato de Imprensa
Camila Bertagni, Lara Costa e Ana Maksoud – [email protected]


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://thesouth.com.br/.