Sua Página
13/11/2023 às 10h15min - Atualizada em 20/11/2023 às 16h39min

Procedimentos estéticos: o que fazer para evitar surpresas

A falta de cuidados pode prejudicar os sonhos

Twostar Comunicação
Divulgação
Num cenário onde a busca por procedimentos estéticos se intensifica, o mercado global de medicina estética atingiu US $ 99,1 bilhões em 2021, projetando um crescimento de 14,5% entre 2022 e 2030, conforme relata o Grand View Research. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Dermatologia revela um surpreendente aumento de 390% na procura por procedimentos estéticos, com cerca de 80% dos entrevistados já tendo experimentado algum procedimento não invasivo.

Entretanto, este boom da beleza não está isento de desafios. Recentemente, a trágica morte da bailarina Luana Andrade, 29 anos, após complicações decorrentes de uma lipoaspiração destaca os perigos associados aos procedimentos estéticos.

“Os riscos variam desde resultados insatisfatórios, dificuldades na cicatrização, assimetria, reações alérgicas, necrose, e até problemas mais graves. O paciente precisa ser avaliado previamente, e se apto a receber o tratamento, necessita receber todas as informações sobre os procedimentos durante a consulta, incluindo informações de pré e pós procedimento”, relata Dra Camila Mendes, pós-graduada em biomedicina estética e possui em seu currículo cursos de especialização na área estética pela Harvard Medicine School.

Na área da tecnologia e inovação, a Dra. Mendes realça a importância de os profissionais se manterem atualizados e receberem treinamentos rigorosos acerca do manuseio seguro dos equipamentos disponíveis no mercado.

No que diz respeito aos consumidores, ela destaca sinais de alerta, tais como falta de qualificação do profissional, preços muito baixos, falta de informações claras e pressão para tomar decisões rápidas. Ela incentiva as pessoas a fazerem perguntas e pesquisarem a reputação do profissional antes de avançarem com o procedimento.

“Não tenha medo de fazer perguntas ao profissional, pergunte sobre sua qualificação, experiência, resultados esperados, o famoso antes e depois, riscos e cuidados pós-tratamento. Um profissional confiável precisa estar sempre disposto a responder a todas as suas perguntas de forma clara e detalhada ”, afirma.

No Brasil existem diretrizes e regulamentações específicas que os profissionais devem seguir para garantir práticas éticas e seguras. Neste contexto, os órgãos reguladores continuam trabalhando para fortalecer medidas que promovam a segurança nos procedimentos estéticos, visando aumentar a conscientização entre profissionais e pacientes.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://thesouth.com.br/.