Sua Página
17/11/2023 às 09h31min - Atualizada em 20/11/2023 às 16h45min

Black Friday 2023: hábitos de consumo que influenciarão as escolhas dos consumidores online

De vendas via WhastApp a compras de madrugada, estar atento às mudanças de comportamento pode fazer toda a diferença na hora de construir uma estratégia eficaz para a data

Evelyn Spada
Divulgação

A Black Friday tornou-se um dos eventos de compras mais aguardados em todo o mundo. De acordo com a MField, a expectativa de compra durante o período revelou um crescimento de 32,2%. À medida que nos aproximamos desta data de descontos, é essencial estar atento às principais tendências de consumo que moldarão essa temporada e as decisões dos compradores. 

Por isso, Rodrigo Ricco, Fundador da Octadesk, plataforma de atendimento da Locaweb Company, separou as tendências de consumo mais promissoras e que terão impacto na data, de acordo com a pesquisa CX Trends 2023. “As mudanças provocadas pela pandemia impactaram também os hábitos de consumo dos brasileiros . Neste cenário, é preciso estar atento às novas demandas e estudar o mercado para colocar em prática as estratégias certas, que vão trazer bons resultados com menos desperdício”, referindo-se aos dados do estudo realizado pela Octadesk e Opinion Box. Confira:

WhatsApp

Durante a Black Friday, muitas empresas já estão se movimentando para oferecer as promoções mais atraentes e garantir uma experiência de compra de primeira categoria. E é aqui que o WhatsApp se destaca como uma ferramenta fundamental para vendas e atendimento ao cliente. “O uso do WhatsApp nesta época é uma estratégia com um potencial incrível, afinal, este aplicativo está presente nos smartphones de nada menos que 99% dos brasileiros. Com a troca de mensagens, a interação com os clientes se torna mais ágil e versátil, possibilitando não apenas o envio de mensagens de texto, mas também de áudios, vídeos, imagens e até mesmo catálogos, tornando a experiência de compra muito mais fácil, além de mais rica e envolvente. É a oportunidade perfeita para atingir um público amplo e entusiasmado”, destaca. 

Compras de madrugada

35% dos consumidores online fazem suas compras à noite ou durante a madrugada, sendo o horário mais popular. Com essa realidade, as empresas podem adotar algumas estratégias para garantir uma experiência adequada ao cliente e também aumentar sua conversão, mesmo fora do horário comercial. “Uma opção é o uso de chatbot, uma  solução que permite conversar com o cliente em tempo real, mesmo sem um atendente disponível. Além disso, as empresas podem oferecer recursos de autoatendimento, como FAQs, tutoriais e fóruns, que permitem que os clientes encontrem respostas para suas perguntas sem a necessidade de contato humano. Em resumo, as empresas podem adotar soluções de tecnologia para ajudar os clientes a fazer suas compras durante a madrugada e garantir que esses consumidores se sintam satisfeitos com a experiência de compra. Isso pode melhorar a imagem da empresa, aumentar a fidelidade do cliente e gerar mais vendas no longo prazo”, ressalta o executivo.

Meios de pagamento

Os meios de pagamento também não ficam de fora das tendências. Ricco destaca que os fatores que levam o consumidor a comprar novamente de uma mesma marca, além da qualidade do produto, promoções e atendimento rápido, são as formas de pagamento oferecidas pela empresa. “Ou seja, ampliar as possibilidades de pagamento pode ser uma excelente maneira de atrair mais público para o seu negócio. Além disso, a pesquisa mostrou que 31% dos consumidores já desistiram de finalizar uma compra online porque as opções de pagamento oferecidas não atendiam suas expectativas”, analisa Rodrigo.

Canais para receber promoção

Ao longo da pesquisa, outro dado que chamou atenção foi sobre os canais mais populares para receber promoções. Para 59% dos respondentes, o Instagram é o melhor canal para esta interação, seguido do e-mail com 42% e o WhatsApp com 38%. “Essas descobertas revelam uma oportunidade valiosa para as empresas ajustarem suas estratégias. Aproveite o potencial desses canais, personalizando as mensagens de acordo com as preferências do público. Investir em campanhas focadas no Instagram, bem como aprimorar as estratégias de e-mail e WhatsApp, pode aumentar significativamente o impacto de suas promoções durante a Black Friday”, afirma.

Marca Humana

Empresas engajadas com causas sociais são um motivo de recompra para 15% dos entrevistados. Isto é, existe uma demanda crescente por empresas que não oferecem apenas produtos e serviços de qualidade, mas também demonstram responsabilidade social e ambiental. Ricco faz o alerta: “os consumidores querem se relacionar com marcas engajadas socialmente porque isso vai além da simples transação comercial. O estudo mostrou que os consumidores buscam empresas que preservam seus valores, têm um impacto positivo na sociedade e assumem a responsabilidade de contribuir para um mundo melhor. Ao se conectar com essas marcas, os consumidores sentem-se parte de algo maior e têm a satisfação de saber que suas escolhas de consumo estão fazendo a diferença”.

O especialista ainda ressalta que o consumidor sabe o quê, quando e como quer que cada uma das suas necessidades sejam atendidas. “Para as empresas, do outro lado da equação, o principal aprendizado é: o cliente deixou claro o que não apenas os deixa satisfeitos, mas também o que os encantam. Agora, resta conceder esse desejo”, finaliza Ricco.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://thesouth.com.br/.