Sua Página
21/11/2023 às 12h06min - Atualizada em 21/11/2023 às 12h06min

Líderes de RH debatem o impacto da IA na implementação de benefícios flexíveis

Inovação em RH: Líderes exploram o potencial da IA na transformação dos benefícios flexíveis

Rodrigo Coutinho - prCouti
Bematize e NTT Data Líderes da NTT Data e Bematize em painel

Em um encontro significativo realizado na sede da NTT DATA em São Paulo, líderes e gestores de RH reuniram-se para discutir o papel transformador da Inteligência Artificial (IA) na implementação de Benefícios Flexíveis. O evento, que contou com a presença de renomados especialistas em tecnologia, benefícios e RH, focou em como a análise de dados através da IA pode contribuir para aprimorar estratégias de benefícios nas empresas.

Renata Trasmonte, Gerente de Pessoas da NTT DATA, e Ronn Gabay, Especialista em Benefícios e Sócio-Diretor da Bematize, abriram o evento. Em seguida, Daisy Pinheiro, Head de Talentos e Transformação da NTT DATA Europe & Latam, compartilhou os resultados de um estudo abordando as principais prioridades dos líderes de RH para o ano de 2024. 

Dos temas debatidos no encontro, vale destacar a participação de Ronn Gabay, que iniciou uma reflexão sobre Benefícios Flexíveis dentro do conceito de renumeração total e defendeu o uso de um sistema de pontos para viabilizar o entendimento por parte do colaborador.  

“Com Benefícios Flexíveis o colaborador entende que ele é o único responsável por suas escolhas. Aqui não estamos falando de valores, estamos falando de uma quantidade de pontos em que a empresa oferece para ele usar com quais benefícios desejar. Essa estratégia melhora o entendimento sobre Benefícios Flexíveis dentro do conceito de renumeração total do colaborador nas empresas”, explica.  

Além de explicar sobre Benefícios Flexíveis, Ronn Gabay, fez um comentário sobre o uso excessivo de produtos voltados à saúde nas empresas e sobre o alto valor que elas vêm gastando com as seguradoras, destacando: “Ao optar por Benefícios Flexíveis, muitas empresas acreditam que vão economizar dinheiro com plano de saúde e serviços afins, mas não é isso que acontece, será o mesmo valor investido, apenas vai direcioná-lo para outros produtos que serão escolhidos pelo colaborador”.  

Benefícios flexíveis gera economia e retenção de talentos  

O especialista ainda fez questão de ressaltar a importância da utilização de Benefícios Flexíveis no conceito de renumeração total para economia e retenção de talentos, “Benefícios Flexíveis, além de contribuir para a retenção de talentos nas empresas, pode gerar uma economia a partir do segundo ano de sua implantação. Isso acontece quando o colaborador entende a sua responsabilidade e passa a utilizar o sistema de pontos com consciência, estamos falando de meritocracia”, explica.  

As cinco principais prioridades para 2024 dos líderes de RH 

DaisyPinheiro, executiva da NTT Data, apresentou parte de um estudo sobre as principais prioridades dos líderes de RH para 2024.  

Dos dados exibidos, vale destacar que 89% das lideranças concordam que os planos de carreira não são claros para muitos colaboradores, com apenas 1 em cada 3 colaboradores sabendo como progredir na carreira nos próximos cinco anos. 

Além disso, Deisy falou sobre a preocupação das empresas com a saúde do colaborador, em que 75%* dos líderes são percebidos como sobrecarregados pelas suas responsabilidades crescentes, e 69% de suas horas são investidas em reuniões de baixa qualidade (reuniões paralelas, multitarefa/envio de e-mails em paralelo e com +3 níveis da mesma área). 

Apresentando uma proposta de intervenção para esses problemas e na busca dos objetivos dessas prioridades dos líderes de RH para 2024, a profissional sublinhou a importância da transformação organizacional tendo o RH um papel de liderança impulsionando recursos adaptativos com foco em tecnologia e soluções baseadas em dados. 

O uso dos dados de IA na implantação de benefícios flexíveis  

Em seguida, Gustavo Carpi, executivo da NTT DATA falou sobre a análise de dados dentro do programa de implantação de Benefícios Flexíveis, tendo como base o case da própria empresa de tecnologia.  

“Precisamos dos dados para identificar os padrões de utilização de cada colaborador. Além disso, precisamos saber como utilizar esses dados, e contamos com a IA para isso, pois ela pode ser uma alavanca para construirmos uma gestão de dados mais efetiva dentro do projeto de implantação de benefícios flexíveis”, explica.  

Renata Trasmonte, Gerente de Pessoas da NTT DATA, complementa: “Em 7 anos que implementamos benefícios flexíveis nunca tivemos problemas com reclamações por parte dos colaboradores e nenhum problema jurídico. Nosso time é atento à legislação e faz o possível para que ela seja seguida”. 

O executivo da Bematize, Ronn Gabay, complementa: “Com a implementação de Benefícios Flexíveis nas empresas um foco de reclamação deixou de ser um problema. Como o colaborador é o único responsável pela sua própria escolha, o índice de reclamação em relação aos benefícios oferecidos pelas empresas diminui”.  

O evento foi finalizado com uma roda de conversa em que os convidados fizeram perguntas aos especialistas sobre o universo de benefícios flexíveis, análise de dados e inteligência artificial.  

Sobre a Bematize 

A Bematize é uma empresa especializada em consultoria e gestão de benefícios que preza pela inovação e tecnologia. Fundada em 7 de março de 2023, a empresa possui mais de 80 clientes ativos e seus diferenciais no setor são a consultoria em benefícios flexíveis e a transformação digital em RH. A Bematize possui atuação em todo Brasil e conta com uma equipe dedicada a desenvolver produtos tecnológicos e inovadores para o setor de recursos humanos de grandes empresas. Dentre seus clientes estão a Vivo, IFood, Amil e Deloitte. Aponta média de crescimento anual de 40% nos últimos cinco anos. Para saber mais, acesse: https://bematize.com.br/ 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://thesouth.com.br/.