Sua Página
02/12/2023 às 19h30min - Atualizada em 02/12/2023 às 19h30min

Tokens de blockchain no financiamento da cadeia de suprimentos

Carol Agacci - Nbpress
Imagem: Cassio Krupinsk

*Por Cássio Krupinsk, CEO da BLOCKBR – [email protected] 

A tokenização de ativos envolve a conversão de ativos físicos ou direitos sobre ativos em tokens digitais em uma plataforma de blockchain. Isso pode aumentar a transparência, a segurança, a liquidez e a eficiência no financiamento da cadeia de suprimentos. Além dos benefícios específicos que a tokenização traz , o possível surgimento de mercados secundários no financiamento da cadeia de suprimentos é provavelmente o mais importante, permitindo que os investidores negociem facilmente tokens digitais.   

Tokens de financiamento de faturas: A tokenização de faturas pode criar um mercado mais eficiente, transparente e seguro para a negociação de contas a receber. O registro de faturas em tokens reduz a necessidade de intermediários, diminui os custos de transação e permite o rastreamento em tempo real da propriedade da fatura. As faturas tokenizadas também podem ser facilmente divididas em partes menores, aumentando a liquidez no mercado de financiamento de faturas e permitindo que os investidores diversifiquem suas carteiras. 

Tokens de factoring reverso (contas a pagar confirmatórias): O uso de tokens para digitalizar as contas a pagar pode simplificar o processo automatizando os termos de pagamento, fornecendo visibilidade em tempo real do status do pagamento e reduzindo o risco de fraude. Os contratos inteligentes podem automatizar o processo de pagamento, executando transações somente quando as condições predefinidas forem atendidas, como a aprovação do comprador das mercadorias recebidas.  

Tokens de financiamento de estoque: A tokenização de ativos de estoque  aumenta a liquidez ao permitir que os credores vendam o direito de serem pagos pelo proprietário do estoque. A capacidade de vender facilmente o direito de crédito na forma de um token digital protege tanto o credor quanto o devedor do risco de inadimplência. No entanto, a preocupação mais importante é a avaliação e a disponibilidade do estoque, caso seu proprietário precise compensar os credores. O Blockchain ajudaa garantir as condições do estoque, certificando a localização, a disponibilidade e assim por diante, embora isso em escala leve tempo. 

Seguro de crédito comercial: O aumento da transparência e da segurança proporcionado pela tokenização no financiamento da cadeia de suprimentos  contribui indiretamente, mas de forma significativa, para uma melhor avaliação e gerenciamento do risco de crédito. 

O uso de tokens de blockchain tem o potencial de melhorar muito os principais aspectos do financiamento da cadeia de suprimentos, aumentando a liquidez, a transparência e a eficiência, além de reduzir riscos. À medida que as empresas e instituições financeiras exploram e adotam a tokenização, podemos esperar um cenário  mais simplificado, seguro e eficiente, com inovações como os tokens condicionais. 

 

Sobre a BLOCKBR  

A BLOCKBR - DIGITAL ASSETS é uma fintech especializada em tokenização de ativos e investimentos que entrega soluções através de infraestrutura para agentes de mercado possibilitando uma migração simplificada e autonomia para o ambiente da tokenização, fazendo dela uma realidade capaz de romper barreiras burocráticas e geográficas na relação entre empresas e investidores. Especializada nas áreas jurídica, financeira e tecnológica, a BlockBR oferece transformação e a interoperabilidade de ativos digitais. Para mais informações, acesse: www.blockbr.com.br ou @blockbr_.  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://thesouth.com.br/.